Fundo, CDB, LCI, Previdência, Tesouro Direto?

Tesouro Direto ou Previdência? Qual melhor investimento em renda fixa?
Publicado em 28/06/2017

Você conhece as diferenças entre Fundo de Investimento, CDB, LC, LCI, LCA, Previdência Privada e Tesouro Direto?

Qual destes investimentos é o melhor?

Qual paga menos imposto?

Qual destes você pode resgatar quando você quiser?

Vamos conversar sobre cada tipo de investimento, de forma que você conseguirá escolher aquele que mais se adapta aos seus interesses. Vamos detalhar os investimentos na seguinte sequência:

IOF

Importante lembrar que sobre TODO investimento de renda fixa incide IOF, caso você resgate seu dinheiro antes de 30 dias. Quanto antes você resgatar, mais IOF você paga sobre a rentabilidade.

Dúvida:O IOF incide apenas sobre os rendimentos?

Exato. Você irá pagar este imposto apenas sobre aquilo que seu investimento rendeu. Mas é um imposto que começa com uma alíquota muito alta. Se você resgatar seu dinheiro no dia seguinte ao investimento, você pagará 96% de imposto. Ou seja, seu dinheiro rendeu apenas por 1 único dia, o que já é pouco, e 96% deste rendimento de único dia, vai pro governo. Parece piada, mas é assim que funciona.

A cada dia contado a partir da data em que você fez seu investimento, o IOF reduz entre 3 ou 4 pontos. Ao chegar no trigésimo dia, a contar a partir do seu investimento, a alíquota do IOF cai a zero. Portanto, para não pagar IOF, basta ficar 30 dias com seu dinheiro investido.

Fundo de Renda Fixa

Caso você deseje compreender em detalhes o funcionamento de um fundo de renda fixa, eu te convido a observar este outro texto: Fundo de Renda Fixa. A finalidade deste artigo atual é comparar as modalidades de investimento. Portanto, vamos conversar sobre as vantagens e desvantagens de cada investimento, sem entrar em todos os detalhes operacionais.

Você poderá calcular a rentabilidade de um fundo de renda fixa, levando em consideração, inflação, come-cotas, impostos, etc, em nossa calculadora em calculatudo.com.

Vantagens

Praticidade: A grande maioria dos fundos de investimento de renda fixa permitem você investir e resgatar imediatamente, com um simples comando no aplicativo de seu banco. Portanto sua operação é muito simples.

Ausência de Prazo: Este investimento não é resgatado automaticamente ao atingir um prazo determinado. A maioria dos investimentos (CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto) possuem um prazo determinado. Ao atingir este prazo, o investimento é resgatado e você paga todos os impostos neste resgate.

Desvantagens

Come-cotas: é uma invenção do governo para cobrar antecipadamente o imposto sobre a rentabilidade de seu fundo, antes mesmo que você faça o resgate. Ao fim dos meses de maio e novembro, o governo reduzirá a quantidade de cotas que você adquiriu de um fundo, em valor proporcional ao imposto que você deveria pagar sobre a rentabilidade, considerando a menor alíquota de imposto que você pagaria para aquele tipo de fundo.

Como assim? Um fundo de longo prazo, ou seja, que foi criado para que se invista por mais de 24 meses, poderá atingir a menor alíquota de imposto de renda a ser pago, após os dois anos. Ou seja, após dois anos, você pagaria 15% de imposto de renda sobre a rentabilidade, no momento do resgate.

Desta forma, o come-cotas acaba sendo um freio à rentabilidade de seu investimento.

Ausência de FGC: Uma desvantagem muito clara de um fundo de renda fixa é a não proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito. O Fundo Garantidor de Crédito protege seu dinheiro em várias modalidades de investimento de renda fixa. Esta proteção é limitada em 250 mil reais por CPF, em cada instituição financeira. Ou seja, você poder ter 250 mil na Caixa Econômica, 250 mil no Banco do Brasil, 250 mil no Bradesco, etc.

Como funciona esta proteção? Caso a instituição financeira quebre, o Fundo Garantidor devolve seu dinheiro até o limite estabelecido.

Mas esta proteção não vale para fundos de investimento.

Incerteza

Eventual rentabilidade: Se muito bem administrado e caso tenha uma taxa de administração baixa, pode vir a render mais que o Tesouro Direto. O Tesouro Direto cobra, pelo menos, uma taxa de 0.3% do valor investido. Explicamos em maiores detalhes no artigo específico do Tesouro Direto. O grande problema de um fundo de renda fixa é, realmente, o come-cotas. Mas esta não é uma vantagem líquida e certa. Dependerá do fundo de investimento que você contratar.

Como é a tributação de um Fundo de Renda Fixa

Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido, menos imposto você irá pagar, conforme a tabela abaixo. Porém, também existe a figura bizarra do come-cotas, que, de 6 em 6 meses, antecipa a cobrança de impostos sobre as cotas de seu fundo. Se desejar conhecer em maiores detalhes este tal come-cotas, veja o artigo específico de Fundo de Renda Fixa.

Até 6 meses22,5%
Entre 6 e 12 meses20%
Entre 12 e 24 meses17,5%
Acima de 24 meses15%

Conclusão

Dentre os investimentos de renda fixa é aquele que apresenta o maior risco, uma vez que não é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Dificilmente você encontrará uma taxa de administração baixa o suficiente que transforme um fundo de renda fixa em algo melhor que os outros investimentos. O mais normal é que o fundo, considerando o come-cotas e a taxa de administração, acabe rendendo menos que os outros investimentos.

Se desejar conhecer em maiores detalhes o funcionamento do fundo de investimento de renda fixa, clique aqui.

Indicação: Este investimento é indicado para quem tiver acesso a um fundo de investimento muito bem administrado, que tenha um histórico de rentabilidade próximo a 100% do CDI, que ofereça taxa de administração entre 0.3% e 0.7% ao ano.

É fácil encontrar um fundo assim? Não!

Lembre-se que você irá pagar menos imposto se mantiver seu investimento por pelo menos 2 anos. Caso faça parte dos seus planos resgatar seu investimento em 6 meses ou 1 ano, dê uma olhada em LCI ou LCA, que são isentos de impostos.

O que é CDB?

CDB significa "Certificado de Depósito Bancário". É um título privado emitido por instituições financeiras para captar recursos. Na prática, você empresa dinheiro para a instituição financeira e, no futuro, você recebe o dinheiro de volta corrigido com a taxa de juros contratada.

Você poderá calcular a rentabilidade de um CDB, levando em consideração, inflação, prazo máximo, impostos, etc, em nossa calculadora em calculatudo.com.

Vantagens

Praticidade: A maioria dos CDBs oferecidos por bancos grandes permitem o resgate a qualquer tempo. Desta forma, você poderá investir e resgatar, automaticamente, através do aplicativo de seu banco.

Rentabilidade: Você pode encontrar CDBs que rendem 110%, 120% do CDI ou até mais. Claro que apenas bancos menores oferecem uma rentabilidade assim. Afinal de contas, se o banco menor oferecesse a mesma baixa rentabilidade oferecida por um banco grande, pra que você correria o risco de investir em um banco pequeno? Bancos maiores oferecem CDB com rentabilidade de 70% a 90% do CDI. Neste caso, você estará optando por uma rentabilidade menor em troca de uma segurança maior.

Proteção do FGC: Se você pretende investir no máximo 100 mil ou 150 mil reais, então, o caminho para investir em bancos menores fica mais interessante. O CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Este fundo protege até 250 mil reais.

Atenção:Caso você deseje aproveitar ao máximo a proteção do FGC, jamais invista mais que 100 ou 150 mil reais em um investimento. Isto porque você deve pensar em proteger não só o seu capital, mas também os rendimentos. Caso você invista 250 mil reais, os rendimentos ficarão de fora da proteção. Principalmente em caso de CDB de prazo fixo, conforme explicado abaixo.

Desvantagens

Prazo máximo: Um CDB tem um prazo máximo definido no momento da contratação. A maioria dos grandes bancos determinam de forma padrão que o prazo de seus CDBs são 5 anos. Isto significa que após 5 anos o investimento é resgatado automaticamente. Este resgate provoca o pagamento de imposto sobre toda a rentabilidade. Desta forma, se você pretende escolher um investimento para juntar dinheiro por 20 anos, o CDB faria você pagar imposto de 5 em 5 anos, ao invés de apenas pagar o imposto no fim do período de 20 anos.

Desvantagem eventual

Investimento Mínimo: Quanto maior a rentabilidade oferecida pelo seu banco, maiores são as exigências que ele faz. Não é raro que o banco exija um investimento mínimo de R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00, com prazo fixo (veja abaixo), para oferecer a você uma rentabilidade de 110% ou 120% do CDI.

Prazo Fixo: Alguns CDBs possuem prazo fixo. No momento da contratação você pode optar por contratar um CDB que possa ser resgatado a qualquer momento ou pode optar por uma modalidade que permita o resgate apenas em uma data previamente determinada.

Dúvida:Mas qual a vantagem de eu optar por uma modalidade de CDB que não permite o resgate quando eu precisar? Qual a vantagem de manter meu dinheiro preso até alcançar a data previamente determinada?

A vantagem é a rentabilidade. O banco te oferece uma rentabilidade maior quando seu dinheiro fica preso. Se você pretende contratar um CDB que tenha rentabilidade de 120% do CDI, certamente o banco vai exigir que o seu dinheiro fique preso por 4 ou 5 anos.

Atenção:Não invista mais que 100 mil ou 150 mil em CDB com prazo fixo. Dependendo do prazo e da rentabilidade seu dinheiro pode correr o risco de ultrapassar os 250 mil reais. A quantia que ultrapassar 250 mil reais não ficará protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Como é a tributação de um CDB?

Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido, menos imposto você irá pagar. O imposto é pago no momento do resgate e obedece à mesma tabela também utilizada pelo fundo de investimento:

Até 6 meses22,5%
Entre 6 e 12 meses20%
Entre 12 e 24 meses17,5%
Acima de 24 meses15%

O que é o prazo de um CDB?

O prazo de um CDB informa qual o tempo máximo que seu investimento poderá durar. Mesmo que você tenha interesse em deixar seu dinheiro investido por anos e anos, ao chegar no prazo contratado, o CDB é resgatado automaticamente. Não existe CDB por prazo indeterminado. Normalmente os grandes bancos estipulam um prazo de 5 anos para o resgate automático do CDB.

Qual a taxa de juros contratada?

A taxa de juros contratada varia de instituição para instituição. Normalmente quanto menor a instituição, maior é a taxa de juros que ela oferece. Isto porque a sensação de risco é maior para o cliente quando a instituição é menor. E a sensação de risco está diretamente relacionada à taxa de juros oferecida pelo investimento. Afinal de contas, você jamais investiria em um banco pequeno se ele oferecesse o mesmo rendimento que o banco grande.

Posso resgatar quando eu quiser?

Depende! Você pode contratar um CDB que permite resgate a qualquer momento. Mas também pode contratar um CDB que só permite resgate no fim do prazo. Caso você opte por contratar um CDB que só permita resgatar no fim do prazo, a instituição financeira irá te oferecer uma taxa de juros melhor. Ou seja, se seu dinheiro ficar preso, você ganha mais. Se você puder resgatar a qualquer tempo, você ganha menos.

Conclusão

O CDB é uma modalidade de investimento interessante, mas que exige muito cuidado. Antes de contratar você deve observar:

- O prazo do investimento é fixo, ou se você poderá resgatar a qualquer tempo?

- A taxa oferecida pelo meu banco está satisfatória? (Pelo menos 100% do CDI)

- Eu pretendo investir por menos de 5 anos ou por mais de 5 anos? Lembre-se que o CDB tem um prazo máximo de investimento. Ao final deste prazo ele será resgatado automaticamente. Este prazo é, normalmente, 5 anos.

Lembre-se que um investimento por prazo fixo, ou seja, que não permita o resgate a qualquer tempo, geralmente oferece maior rentabilidade que aquele que permite resgate a qualquer tempo.

Se o seu gerente oferecer um CDB com rentabilidade de 70% a 90% do CDI, será mais vantajoso comprar títulos públicos.

Indicação: Este é um investimento indicado para quem pretende investir seu dinheiro por um período de 2 a 5 anos. Isto porque a partir de 2 anos você pagará 15% de imposto de renda. Por que estou dizendo que o prazo máximo é 5 anos? Porque este é geralmente o prazo para o resgate forçado de um CDB. Claro que se o resgate forçado acontecer em 4 anos, termina ali o investimento.

O que é LC?

LC significa Letra de Câmbio. Ok, eu sei que o significado do nome não ajudou muito! Toda vez que escutamos falar sobre câmbio, pensamos imediatamente em dólar.

Dúvida:Então, letra de câmbio é um tipo de investimento em dólar?

Não. Não é! Não tem relação alguma com dólar. Letra de câmbio é só um nome bizarro que deram para uma espécie de CDB emitido por uma financeira. Um banco emite CDB e uma financeira emite uma LC. Portanto, tudo que vale para o CDB, vale para a LC. Na prática, LC e CDB são a mesma coisa. A única diferença está em quem emitiu este título privado.

A LC também é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito.

LCI / LCA

LCI significa "Letra de Crédito Imobiliário". Na prática, quando você investe em LCI você está emprestando dinheiro para seu banco, que, por sua vez, emprestará este dinheiro para alguma modalidade de crédito imobiliário.

Você poderá calcular a rentabilidade de LCI / LCA, levando em consideração, inflação, etc, em nossa calculadora em calculatudo.com.

Vantagens

Isenção de IR: É um investimento isento de imposto de renda que, normalmente, rende mais que a poupança. O quanto ele irá render? Depende da taxa previamente contratada. Seu banco poderá oferecer uma taxa prefixada ou uma taxa referenciada em algum índice. Normalmente utiliza-se o CDI para indexar a LCI. Ou seja, o banco oferece um percentual do CDI como rentabilidade de seu investimento. O CDI varia mês a mês.

Proteção do FGC: É protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Desvantagens

Carência: Normalmente existe um período de carência de 90 dias para que você possa resgatara seu dinheiro investido em LCI ou LCA. O que é uma desvantagem. É sempre melhor você ter o controle total do seu dinheiro.

Investimento Mínimo: Cada instituição define o investimento mínimo para a aplicação em LCI/LCA. Normalmente, nos grandes bancos, o investimento mínimo exigido para LCI ou LCA é muito superior ao investimento mínimo exigido para CDB ou Fundo de Investimento. Não é raro encontrar um grande banco que exija R$ 50.000,00 como investimento mínimo.

Desvantagem Eventual

Assinatura de Termo: Alguns bancos exigem que você assine um termo de conhecimento antes de começar a operar com LCI ou LCA. Isto retira um pouco a praticidade para o primeiro investimento.

Prazo fixo: Assim como no CDB, algumas instituições oferecem LCI ou LCA com prazo fixo. Ou seja, você só pode resgatar no final. Geralmente esta opção de contratação oferece uma rentabilidade maior.

Qual a taxa de juros contratada?

A taxa de juros contratada varia de instituição para instituição. Normalmente quanto menor a instituição, maior é a taxa de juros que ela oferece. Isto porque a sensação de risco é maior para o cliente quando a instituição é menor. E a sensação de risco está diretamente relacionada à taxa de juros oferecida pelo investimento. Afinal de contas, você jamais investiria em um banco pequeno se ele oferecesse o mesmo rendimento que o banco grande.

Atenção:LCI ou LCA sempre tem uma taxa de rentabilidade menor que os outros investimentos citados aqui. Mas é preciso que levar em consideração que não existe cobrança de imposto de renda sobre a rentabilidade do LCI/LCA.

Imagine que você pretenda investir seu dinheiro por apenas 5 meses. Se você contratar um CDB ou um Fundo de Investimento, irá pagar 22.5% de imposto de renda sobre a rentabilidade, conforme a tabela apresentada acima. Neste caso, o investimento em LCI/LCA pode ser mais interessante por ser isento de imposto de renda. Compare sempre as taxas oferecidas e faça as contas.

Posso resgatar quando eu quiser?

Depende! Você pode contratar uma LCI que permite resgate após um pequeno período de carência (normalmente 90 dias). Mas também pode contratar uma LCI que só permite resgate no fim do prazo. Caso você opte por contratar uma LCI que só permita resgatar no fim do prazo, a instituição financeira irá te oferecer uma taxa de juros melhor. Ou seja, se seu dinheiro ficar preso, você ganha mais. Se você puder resgatar a qualquer tempo, você ganha menos.

O que é LCA?

LCA significa "Letra de Crédito do Agronegócio". Similar a LCI, quando você investe em LCA você está emprestando dinheiro para seu banco, que, por sua vez, emprestará este dinheiro para alguma modalidade de crédito agrícola. Em todos os outros aspectos, do ponto de vista do investidor, se comporta de forma idêntica a LCI.

Conclusão

É um investimento isento de imposto de renda que tem uma performance melhor que a poupança. Normalmente existe uma carência de 90 dias, portanto, tenha em mente que seu dinheiro irá ficar preso por este período. A rentabilidade bruta é sempre menor que a de CDB ou de um fundo de investimento. Mas lembre-se: Os outros investimentos irão pagar imposto em alíquota que varia entre 15% e 22.5%, conforme o tempo investido.

Indicado: Pode ser um investimento interessante para quem pretende manter seu dinheiro aplicado por um curto prazo, mas superior a 90 dias. Por exemplo, se você desejar investir seu dinheiro por apenas 5 meses, você pagaria 22.5% de imposto de outro investimento de renda fixa. Mas não pagará imposto no LCI ou LCA. Faça sempre as contas.

Previdência Privada

Escrevi um texto explicando em detalhes o funcionamento da previdência privada e está publicado neste link. De forma que irei comentar aqui apenas as vantagens e desvantagens. Caso você tenha interesse em conhecer os detalhes, convido a ler o texto indicado acima.

Você poderá calcular a rentabilidade de seu plano de previdência, levando em consideração, inflação, impostos, taxa de carregamento, etc, em nossa calculadora em calculatudo.com.

Vantagens

Dedução no IR: Caso você queira investir em um plano de previdência privada na modalidade PGBL, você poderá deduzir da base de cálculo de sua declaração do imposto de renda os valores investidos. Mas atenção, esta dedução está limitada a 12% do seu rendimento bruto anual e você só poderá ter este benefício caso você também contribua para o INSS. Para maiores informações veja o artigo sobre a Previdência Privada.

Sem prazo máximo: Ao contrário do CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto, o plano de previdência privada não tem prazo máximo de investimento. Portando, se você pretende investir seu dinheiro por 10 ou 20 anos, você só pagará imposto no momento do resgate. Esta é uma grande vantagem em comparação com todos os outros tipos de investimento. Se você pretende investir seu dinheiro por 20 anos e optar por um CDB, por exemplo, você será obrigado a resgatar seu investimento a cada 4 ou 5 anos. Porque o CDB tem um prazo máximo de investimento. Ao chegar neste prazo ele é resgatado automaticamente, pagando imposto no momento do resgate.

Desta forma, para investimento de longo prazo, a previdência privada consegue a grande vantagem de só pagar imposto no fim deste longo prazo.

Tabela Regressiva: Você pode optar pela tabela regressiva definitiva para pagamento de imposto.

Até 2 anos35%
Entre 2 e 4 anos30%
Entre 4 e 6 anos25%
Entre 6 e 8 anos20%
Entre 8 e 10 anos15%
Acima de 10 anos10%

Conforme você pode observar, a partir de 10 anos o imposto devido é de 10%. Esta é outra grande vantagem. Você só pagará imposto no momento do resgate e este imposto poderá ser de 10%, ao passo que a alíquota mínima para as outras modalidades de investimento (CDB, Fundo, Tesouro Direto) é 15%.

Atenção:Caso você precise do dinheiro em pouco tempo não contrate um plano de previdência privada. Perceba que a alíquota inicial é 35% e vai diminuindo ao longo do tempo

Desvantagem

Sem FGC: Não é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Desvantagem Eventual

Alguns pontos que podem ou não ser desvantagens, conforme o caso:

Tabela Regressiva: Esta tabela também entrará no item desvantagem, caso você precise resgatar seu investimento em menos de 6 anos. A alíquota é muito alta na parte inicial da tabela, ficando interessante apenas após 10 anos.

Taxa de carregamento: Se o plano de previdência oferecido por seu banco possui taxa de carregamento antecipada, não contrate. Esta taxa de carregamento reduz, instantaneamente, o seu investimento no exato momento em que você faz o aporte. Por exemplo, se a taxa de carregamento for 2%, no momento em que você investir 100 reais, o banco retira 2 reais para ele e investe apenas 98. É um verdadeiro assalto.

Taxa de administração alta: Verifique a taxa de administração cobrada pelos fundos de investimento que funcionam nos bastidores de seu plano de previdência. Se a taxa for superior a 1%, questione seu gerente. Uma taxa de administração alta, irá impactar diretamente a rentabilidade de seu investimento. Não é fácil encontrar um plano de previdência que apresente fundos com taxa de administração inferior a 1%. Mas eles existem. Por exemplo, a taxa de administração do fundo do plano de previdência que contrato para mim é 0.5% ao ano.

Rentabilidade

Nos bastidores de um plano de previdência, existem fundos de investimento. No ato da contratação você poderá optar por categorias de fundos que você considera mais apropriados. Se você quiser mais segurança, poderá escolher fundos de renda fixa. Se você quiser arriscar, poderá escolher fundos mistos ou, até mesmo, fundos que invistam 100% em renda variável.

Com a grande vantagem que os fundos de investimento de um plano de previdência não são atingidos por come-cotas. Estes fundos estão livres desta figura bizarra que é o come-cotas.

Esta característica permite que estes fundos de investimento passem a ter uma rentabilidade líquida muito competitiva.

Conclusão

Esta é uma modalidade de investimento de longo prazo. Seja VGBL, seja PGBL, se você pretende investir por mais de 10 anos, dificilmente outro investimento de renda fixa será melhor que um plano de previdência privada. Mas esta conclusão só tem valor se você encontrar um plano de previdência sem taxa de carregamento antecipada e com taxa de administração inferior a 1%.

Caso deseje conhecer em maiores detalhes o funcionamento de planos de previdência privada, veja este artigo.

Indicação: É indicado para as pessoas que pretendem deixar seu dinheiro parado por muitos anos.

Tesouro Direto

Esta é uma modalidade de investimento mais complicada que CDB, LCI, LCA ou fundo de investimento. Explico em detalhes seu funcionamento neste artigo.

Investir em titulo público (Tesouro Direto) é, basicamente, emprestar dinheiro para o governo. O governo emite títulos públicos, cada qual com suas características específicas, e remunera o comprador do título conforme o regulamento do título em questão.

Não vou entrar em detalhes neste artigo sobre as modalidades de título, visite o link acima para conhecer mais a fundo.

Tributação

A tributação segue a mesma tabela do CDB e Fundo de Investimento. Você pagará o imposto no momento do resgate.

Vantagens

Baixo risco: É o investimento com o menor risco dentre todos os investimentos no Brasil. Afinal de contas é um título emitido pelo governo. Apenas existe risco caso o Brasil dê calote em seus credores. Mesmo com toda a crise que estamos passando, o calote ainda não faz parte do nosso cenário.

Rentabilidade: É normal que os títulos públicos apresentem uma rentabilidade um pouco superior a 99% do CDI. Ao investir em um título público você pagará uma taxa de custódia de 0.3% e poderá pagar uma taxa anual ao seu agente de custódia que varia entre 0% e 0.5%. Existem CDBs que renderão mais que um título público. Mas, certamente, este CDB fará com que seu dinheiro fique preso por 4 ou 5 anos. Já o título público pode ser vendido a qualquer tempo.

Desvantagens

Complexidade: Comprar e vender títulos públicos é mais complexo que investir em CDBs ou Fundos. No ambiente digital de sua instituição financeira você irá adquirir seus títulos como se estivesse em uma loja virtual. Você comprará os títulos que acreditar valer a pena e os venderá no futuro, utilizando o mesmo ambiente virtual. Portanto, é um pouco mais complicado que apenas investir em CDB.

Altos e Baixos: É normal ter oscilações no valor de um título público conforme os acontecimentos do mercado. Suponha que você compre, hoje, um título por 100, com intenção de só vender daqui a 2 anos. Mas acontece um imprevisto que te obriga a vender o título 30 dias depois. Então, por conta das oscilações do preço dos títulos públicos, é possível que, no momento em que você for vender, o título valha apenas 99. No longo prazo você, certamente, ganharia dinheiro. Mas no curto prazo, se for necessário vender, você pode vir a perder.

Conclusão

É um investimento mais complexo, com boa rentabilidade, podendo produzir ótimos ganhos ou perdas em curto prazo. Não é recomendado para quem não perca algum tempo para entender seu real funcionamento.

Indicação: É indicado para quem tem familiaridade com a internet e que não queira deixar seu dinheiro preso em um CDB de prazo fixo (que certamente terá rentabilidade melhor).

Talvez seja de seu interesse
0,41 ms