O que é Bitcoin?

Entenda como funciona uma criptomoeda.
Publicado em 27/02/2018Última atualização em 01/03/2018 às 07:14:17

Muito se fala, hoje em dia, em criptomoedas. E o bitcoin, sem dúvida alguma, é a principal delas. Talvez você tenha algumas dúvidas sobre funcionamento do bitcoin. A finalidade deste artigo é esclarecer a maior parte destas dúvidas.

O que é o bitcoin?

Em uma definição simples, mas nada compreensiva, o bitcoin é uma criptomoeda. É uma moeda que não existe no mundo real, você não pode tocar, você não pode ver, mas ela está lá. Imagine que, de uma hora pra outra, o governo brasileiro dissesse que não existirá mais cédulas de Real. Imagine que, de agora em diante, toda a transferência de dinheiro ocorrerá via meio digital. Seja por transferência bancária, seja por utilização de cartão de crédito e cartão de débito. Deste momento em diante, nosso dinheiro passaria a ser um dinheiro virtual.

A criptomoeda já é assim. Ela só existe no meio virtual.

Quem controla o bitcoin?

Ninguém controla o bitcoin. Existem milhares de computadores, pelo mundo a fora, participando do processamento das transferências de bitcoin. Todo o registro referente a todas as transferências já feitas, é replicado, é copiado, automaticamente, para milhares de computadores. Assim, caso um computador pare de funcionar, nada se perderá, já que as informações estão copiadas em muitos outros computadores.

Onde ficam armazenados os bitcoins eu tenho?

Em todos os computadores que se voluntariaram para processar o bitcoin. O "banco de dados" que armazena todos os bitcoins do mundo, possui milhares de cópias. Todas estas cópias se sincronizam e se mantém atualizadas. Caso um computador pare de funcionar, não afetará os dados armazenados, uma vez que milhares de outros computadores também possuem os mesmos dados.

Para acessar seus bitcoins, você receberá um endereço como este:

17VQsbCBmkYopTzvfz78aBmZ5buWykH8QT

No momento em que você criar o seu endereço, você definirá uma senha para confirmar qualquer transferência dos seus bitcoins para outra pessoa. Então, apenas de posse do seu endereço e de sua senha, seus bitcoins poderão ser transferidos para outras pessoas.

Quem quiser transferir bitcoins para você, precisará conhecer apenas seu endereço. Não precisará e não deverá conhecer sua senha.

Quem é responsável por processar as transações?

O computador voluntário que for mais rápido. As transferências de bitcoins são processadas em bloco. Suponha que existam 100 pedidos de transferências de bitcoins que ainda não foram processados. Aquele computador que se prontificar a processar estes pedidos e conseguir fazer de forma mais rápida, informará aos demais computadores o resultado deste processamento. Assim, a transferência de bitcoins é feita, e o resultado da transferência é conferido e copiado para os demais computadores. Aquele computador que foi o mais rápido e conseguiu processar primeiro, poderá receber uma compensação pelo serviço prestado. Mais tarde falaremos sobre esta compensação.

Como funciona o bitcoin?

Eu te convido a tentar entender o funcionamento do bitcoin. E para entender o bitcoin, vamos o comparar a algo que você já usou, pelo menos uma vez na vida. O famoso excel. Eu tenho certeza de que você já fez alguma planilha no excel algum dia. Ou, pelo menos, já precisou ler o conteúdo de alguma planilha de excel.

Comparação com excel

Suponha exista uma planilha do excel que contenha duas colunas. Uma coluna contendo o nome de pessoas e outra coluna contendo o dinheiro que esta pessoa tem em sua conta bancária. E suponha que você, imediatamente, cadastre o seguinte em sua nova planilha:

João 1000

Pedro 2000

Maria 1500

Pronto. Você cadastrou 3 nomes em sua planilha, e, ao lado dos nomes, colocou o valor que cada uma desas pessoas possui em sua respectiva conta bancária.

Agora suponha que o seu Excel seja mais poderoso que o normal. Suponha que se você clicar sobre a quantidade de dinheiro de João, que atualmente é 1000 reais, e alterá-la para 1200 reais, isso fará com que João passe a ter 1200 reais na sua conta bancária. Ou seja, para alterar a quantidade de dinheiro de qualquer pessoa que esteja nesta planilha, basta alterar os valores na própria planilha que você realmente estará alterando a quantidade de dinheiro que esta pessoa possui em sua conta bancária.

Seria um excel muito poderoso, hein? Da forma com que ele estaria funcionando, seria possível criar 1000 reais apenas alterando o valor ao lado do nome de João, de 1000 para 2000. Lembre-se que estamos partindo do princípio que alterando os valores ao lado dos nomes, estaremos alterando, automaticamente, o saldo da conta bancária da pessoa.

Este excel estaria poderoso demais. Não é mesmo? Então vamos começar a limitar os poderes desta super planilha de excel. A partir de agora, nosso super excel vai perder um pouco do seu poder. A partir de agora, o excel só vai permitir que aumentemos a quantidade de dinheiro de João, se, primeiro, reduzirmos a mesma quantidade de dinheiro de outra pessoa. Como se estivéssemos transferindo dinheiro de uma pessoa para outra. Ainda continuaria sendo um excel muito poderoso, porque poderíamos transferir dinheiro entre pessoas, apenas diminuindo o valor que consta ao lado do nome de uma pessoa e aumentando o valor que está ao lado do nome de outra pessoa.

E suponha que, as pessoas, confiando na sua honestidade e no seu trabalho, preferissem transferir o dinheiro delas para outras pessoas, simplesmente enviando um email para você e pedindo que você altere a super planilha registrando a transferência. Hoje em dia, uma transferência entre conta correntes de bancos diferentes pode custar quase 20 reais. Suponha que você cobre 1 real para transferir dinheiro entre as pessoas. Basta que a pessoa te encaminhe um email pedindo a transferência, então, você vai na super planilha do excel, diminui o dinheiro da pessoa e aumenta o dinheiro da pessoa para a qual o dinheiro vai ser transferido.

É claro que, você, enquanto dono desta super planilha do excel teria muito poder em mãos. Você poderia, ao seu prazer, transferir todo dinheiro de uma pessoa para outra, apenas clicando na célula que corresponda ao dinheiro de uma pessoa, reduzindo seu valor, e, na sequência, clicando na célula de outra pessoa e aumentando o valor.

Se você for o operador deste excel, você poderia facilmente arruinar seus inimigos e ajudar a todos os seus amigos. Seria uma maravilha, não? Retirar toda a fortuna dos inimigos e enriquecer os amigos, apenas alterando o valor das células do excel.

Então, é hora de alterarmos mais um pouco este excel para evitar que alguém tenha tanto poder nas mãos. Vamos fazer o seguinte: Ao invés de a planilha conter os nomes das pessoas, ela conterá um apelido secreto, escolhido pela pessoa. Assim, ao invés de João, passaria a constar Sorriso456, na tabela. Porque João decidiu adotar este apelido. Agora, mesmo que você não goste de João, você não poderá prejudicá-lo seletivamente, porque você não sabe que Sorriso456 é João.

Mas ainda assim, você ainda continua muito poderoso. Porque você controla o Super Excel que consegue transferir o dinheiro das pessoas, apenas alterando o valor das células da planilha. Mesmo que a pessoa não queira, você consegue transferir. E isto não está muito correto, não é mesmo?

Então, vamos resolver isto também. A partir de agora, não será você quem irá monitorar os emails pedindo a transferência de valores. E nem será você quem alterará manualmente os valores das células que contém a informação sobre o dinheiro das pessoas. A partir de agora, foi criado o email superplanilhadeexcel@gmail.com e todas as pessoas que quiserem transferir valores, enviariam um email para superplanilhadeexcel@gmail.com. A própria super planilha do excel quem irá monitorar este email. Então, você perdeu acesso aos emails que as pessoas enviam para pedir as transferências. E você também perdeu o acesso a alteração dos valores da células. Agora todas as células da planilha estão bloqueadas. E só a própria planilha, de forma automática, pode alterar os valores das células.

E mais!! A partir de agora, a super planilha do excel irá exigir que o dono do dinheiro, ao enviar um email pedindo a transferência de valores, informe uma senha para autorizar a transferência do dinheiro dela para outra pessoa. Sem que o dono do dinheiro informe a senha correta, o dinheiro não será transferido. E que senha seria essa? No momento em que cada pessoa escolhesse um apelido, escolheria também uma senha. Então, a própria planilha se encarregará, de forma automatizada, em monitorar os pedidos, via email, de transferência de valores e irá alterar as células. Agora, você não consegue mais alterar manualmente a planilha. O excel faz tudo sozinho.

Agora a planilha está começando a fazer mais sentido. Então, nós possuímos uma super planilha que registra o dinheiro das pessoas e consegue transferir o dinheiro entre elas. Para que a transferência seja feita, basta que o dono do dinheiro envie um email solicitando a transferência e informando a senha correta neste email. Mas agora, para manter um certo sigilo, nós não conseguimos identificar as pessoas, porque, na planilha aparecem apelidos e não os nomes das pessoas.

Ok, seu poder, enquanto dono do computador que está rodando esta planilha, reduziu muito. Mas, pense comigo. Mesmo que você não possa mais transferir o dinheiro dos outros a seu prazer, você ainda detém algo muito importante: o computador que está rodando a super planilha do excel. Como você é o dono do computador e a planilha está rodando no seu computador, você tem o poder de desligar o computador quando quiser que ninguém faça transferência alguma. Você é o dono da bola. Se alguém quiser fazer uma transferência utilizando a sua super planilha, vai depender da sua boa vontade. Afinal de contas, você é quem está gastando energia elétrica e um computador para executar o super excel. Então, é você quem manda!

Bem, então nós temos que retirar este poder de você. O que vamos fazer? A partir de agora, uma cópia desta planilha estará disponível para qualquer pessoa que queira utilizá-la. Toda e qualquer pessoa do mundo, poderá rodar esta super planilha em seu computador. Toda alteração que for feita em uma destas planilhas, será replicada em todas as outras. Porque as planilhas estão constantemente se comunicando. E como vai funcionar?

Dezenas e dezenas de pessoas instalam esta planilha do excel em seu computador. A partir daí, todas as planilhas ficam monitorando os pedidos de transferência que as pessoas enviam por email. Toda vez que alguém pede que seja feita a transferência de dinheiro para outra pessoa, todas as planilhas, instaladas nos mais diversos computadores, recebem este mesmo pedido. Todas as planilhas tem acesso ao email superplanilhadeexcel@gmail.com. Todas as planilhas ficam monitorando este mesmo email. Cada uma das planilhas tentará atender, de forma automatizada, ao pedido de transferência que for solicitado. A planilha que for mais rápida em atender à solicitação, informará a todas as outras planilhas que ela já transferiu o dinheiro. E neste momento, todas as outras planilhas se atualizam, com essa informação que acabou de ser processada. O dono do computador que estava rodando a planilha que processou primeiro a transferência terá o direito a uma pequena compensação que falaremos mais a diante.

Agora, mesmo que você desligue o seu computador, você não conseguirá impedir que as transferências continuem acontecendo. Porque milhares de outros computadores também tem esta planilha instalada e estão monitorando os pedidos de transferência.

De forma simplificada, mas bem próxima da realidade, é assim que o bitcoin funciona!

Correções para a realidade

Claro que precisamos fazer várias correções para trazer a comparação acima para realidade:

- ao invés de ser uma super planilha de excel, é um programa/script criado especificamente para registrar transferência de valores entre pessoas.

- as pessoas não escolhem apelidos, ao invés disto, quando querem utilizar bitcoin elas recebem um conjunto de caracteres como este: 17VQsbCBmkYopTzvfz78aBmZ5buWykH8QT. Este conjunto de caracteres foi apelidado como endereço ou carteira.

- não existe o email superplanilhadeexcel@gmail.com.

- os pedidos de transferência não são feitos por email, são feitos através de programas específicos que sabem como enviar estes pedidos para serem ouvidos pelos computadores que estão rodando este script do bitcoin. Existem centenas de programas que você poderá utilizar para controlar sua carteira de bitcoins e fazer pedidos de transferência.

- o bitcoin não acessa sua conta bancária. A ideia de transferência de dinheiro através do bitcoin só é possível pelo fato de o próprio bitcoin ter um valor de negociação. Desta forma, você gasta, por exemplo, R$ 100,00 para comprar X bitcoins. Depois você transfere os bitcoins para outra pessoa. Esta outra pessoa, por sua vez, venderá os bitcoins quando precisar transformá-los em dinheiro. Como o preço do bitcoin é muito volátil, pode ser que no momento em que a pessoa vender seus bitcoins, eles valham muito mais ou muito menos que aqueles R$ 100,00 originais que foram pagos. Caso não haja alteração muito grande no preço do bitcoin neste intervalo, ao fim do processo a pessoa terá menos que R$ 100,00, já que você paga taxas para comprar e para vender bitcoins nos sites especializados.

- Existe uma quantidade finita de bitcoins neste sistema. Novos bitcoins podem ser gerados pelo sistema como recompensa pelo processamento de um bloco de solicitações. Ou seja, se um determinado computador que está processando o bitcoin consegue executar as transferências mais rapidamente que os outros, poderá ser gerado um novo bitcoin para o dono deste computador. É isto que é chamado de minerar bitcoin.

- Chegará um momento em que não será mais possível minerar bitcoin. Esta criptomoeda foi criada não existir mais que 21 milhões de bitcoins. Ao alcançar este número, não será gerado novo bitcoin.

- Pode ser necessário pagar uma pequena comissão para que a transferência seja realizada. Esta comissão irá para o dono do computador que processar mais rapidamente o bloco de solicitações de transferência.

O que estimula as pessoas?

O que estimula as pessoas a deixarem seus computadores rodando o programa que processa o bitcoin?

Existem dois estímulos:

Filosófico: Um deles é o estímulo filosófico. O fato de poder participar da criação de uma moeda descentralizada, que não dependa de governos, move muitos entusiastas a deixarem seus computadores ligados, processando bitcoins.

Financeiro: Outro aspecto é o financeiro. Caso seu computador processe as solicitações mais rapidamente que os outros computadores, você pode "minerar" um bitcoin. Ou seja, pode ser criado um novo bitcoin que será cadastrado em sua carteira. Ou, ainda, você pode receber uma pequena comissão, paga pelas pessoas que estão solicitando as transferências. Em qualquer modo, se você possuir um computador rápido o suficiente, que consiga processar mais rapidamente que os outros, você pode ganhar dinheiro com isso. E, talvez, não exista melhor motivação que o dinheiro!

Onde posso comprar bitcoin?

Existem "bolsas" de negociação de bitcoin que funcionam como a bolsa de valores. Enquanto milhares de pessoas estão querendo comprar a criptomoeda, outras milhares estão querendo vender as moedas que possuem. Desta forma, quando um comprador e um vendedor coincidirem em relação aos valores que estão pedindo, a negociação ocorrerá. Estes sites, que funcionam como bolsa de valores de bitcoins, são chamados de exchanges.

No brasil, as duas bolsas de bitcoin mais famosas são as seguintes:

Mercado Bitcoin

FoxBit

O bitcoin e a criminalidade

Uma vez que não é possível identificar os proprietários de bitcoins, já que nos registros aparecem endereços (como este 17VQsbCBmkYopTzvfz78aBmZ5buWykH8QT) ao invés de nomes, o mundo do crime passou a adotar a criptomoeda para solicitação de resgates.

Antigamente, sujeito sequestrava uma pessoa e combinava para que fosse deixada uma bolsa de dinheiro ao lado de uma lata de lixo, por exemplo, correndo risco de a polícia o prender quando fosse buscar o dinheiro.

Hoje, sujeito envia o seu endereço de bitcoin para que a família da vítima transfira uma quantidade determinada de criptomoedas para lá. Ninguém consegue rastrear, ninguém consegue identificar e o dinheiro passa a ficar guardado, em segurança, no ambiente virtual.

Mesmo se a polícia encontrar o cativeiro e prender o bandido, jamais conseguirá recuperar o dinheiro que está no ambiente virtual, se o bandido não revelar a senha que utilizou quando criou o endereço.

Preocupação para usuários comuns

Este vínculo do universo do crime ao bitcoin é uma forte preocupação para o usuário comum. Muito embora o bitcoin funcione de forma descentralizada, o seu valor é afetado por regulações de qualquer país. Já explico.

O bitcoin é negociado em sites que funcionam como uma bolsa de valores. Milhares de pessoas oferecem seu lance pelo bitcoin enquanto outras milhares de pessoas vendem seu bitcoin pelo preço que consideram suficiente. A partir do momento em que o país natal de um indivíduo, por exemplo o brasil, determinar em sua legislação que o bitcoin será considerado crime, automaticamente todos tentariam se livrar desta cryptomoeda. Isto faria com que o preço do bitcoin despencasse, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Por que seria um enorme sinalizador de que esse comportamento poderia se repetir nos outros países.

Os defensores do bitcoin tentam transmitir a ideia de que ele é completamente independente do estado. Como acabamos de ver, não é verdade. O. de contato entre o bitcoin e o mundo real é o seu valor. Uma vez que o estado consegue interferir no seu valor através da sua legislação, o bitcoin se torna refém do estado.

Hoje, existem milhares de computadores processando o bitcoin por que é lucrativo para eles. Na data de hoje, um bitcoin vale mais que 10 mil dólares. Então vale a pena investir em uma estrutura de computadores que consiga processar as solicitações de transferência de bitcoin de forma rápida para ganhar a recompensa da mineração de bitcoin. Como já dissemos, se você possuir um computador processando o bitcoin, e seu computador conseguir processar mais rapidamente que os outros, poderá ser gerado um bitcoin para você. Hoje, um bitcoin equivale a $10000. Portanto o custo que você tem em implantar a estrutura de computadores, levando em conta, inclusive, o consumo de energia, é pago pelos bitcoins que você vai gerar.

Agora imagine que os estados unidos declarem que operar bitcoin passa a ser considerado crime. Automaticamente o preço do bitcoin irá despencar. Caso preço do bitcoin despenque para menos de 100 dólares, isto naturalmente vai reduzir a quantidade de pessoas que mantém uma estrutura de computadores processando bitcoin. Por que matematicamente, financeiramente, já não valerá a pena.

Talvez você pense: bobagem, já houve época em que o bitcoin valia bem menos que 100 dólares e ele funcionava bem. Sim, mas naquela época a DEMANDA por utilização de bitcoin era mínima. A partir do momento em que a demanda por bitcoin aumentou, foi necessário o aumento natural da capacidade de processamento da moeda. E capacidade de processamento, é, na prática, a estrutura de computadores que estão disponíveis para o processamento da moeda.

Claro que se o preço do bitcoin despencar para 100 dólares, pelo motivo que narramos, as pessoas naturalmente deixariam de utilizar o bitcoin por medo de sofrerem punições de seu governo. O que fará, naturalmente, que a demanda por bitcoin diminua nesta mesma proporção.

O Estado não conseguirá jamais MATAR o bitcoin, mas é sempre possível que o estado transforme o bitcoin em algo utilizado apenas por um pequeno setor da sociedade. E é este medo de que, a qualquer momento, o Estado poderá determinar que o uso do bitcoin é ilegal, que é a maior barreira para o crescimento das criptomoedas.

Resumo

Portanto, o bitcoin, é um sistema que permite a transferência de valores entre as pessoas, de forma descentralizada.

Por que é descentralizada? Porque existem milhares de computadores, pelo mundo, processando o bitcoin. Ou seja, você não está dependendo de um governo, uma empresa, ou uma pessoa específica para que o bitcoin funcione.

Como acontece esta transferência de valores?

Existem vários sites nos quais você poderá comprar e vender bitcoin, da mesma forma que você compra e vende ações na bolsa de valores. Portanto, 1 bitcoin possui um valor em moeda local.

Você pode acessar um destes sites de compra e venda de bitcoin e comprar o equivalente a 100 reais de bitcoins. A partir do momento em que você for proprietário destes bitcoins, você terá a possibilidade de transferí-los para alguém.

A pessoa que receber seus bitcoins, por sua vez, poderá acessar um site de compra e venda de bitcoins, e vendê-los. Neste momento ela transformará os bitcoins em dinheiro de verdade.

Ao fim deste processo, você terá transferido dinheiro de verdade para aquela pessoa, com a ajuda do bitcoin.

Claro que, você pagará taxas para o site de compra e vendas de bitcoin, no momento em que você comprar seus bitcoins. Você poderá pagar taxa para transferir o bitcoin para outra pessoa. E a outra pessoa pagará taxas no momento em que vender os bitcoins para transformar em dinheiro de verdade.

Talvez seja de seu interesse
0,26 ms